Verde é Vida encerra Mostra Científica com jantar de confraternização

23, março de 2018

Todo o envolvimento de professores e alunos na Mostra Científica, durante a 18ª Expoagro Afubra, transformaram-se num momento de confraternização na noite de ontem (22), na sede social da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS. Alunos, professores, equipe do Projeto Verde é Vida de todas as filiais, junto como o presidente da Afubra, Benício Albano Werner e esposa Elfôni, e o coordenador geral da feira, Marco Antonio Dornelles, comemoraram o sucesso do Espaço Cultural e também da IX Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida.

Dornelles agradeceu o empenho de todos que colaboraram para o sucesso da feira. “Vocês, alunos e professores, integram a nossa programação e esta participação marca a parceria da Afubra, por meio do Projeto Verde é Vida, com os municípios”, destacou o coordenador. O prefeito de Atalanta/SC, Juarez Miguel Rodermel, veio especialmente para a Expoagro Afubra prestigiar os alunos e professora que representaram o município e também a Região de Rio do Sul e Ituporanga. “Antes de ser prefeito, sou agricultor, e já visitei a Expoagro, esta grandiosa feira. A Afubra é hoje referência nos três estados e, por isso, incentivamos nossos alunos a participar deste e de outros projetos”, enfatizou o prefeito. Para o professor de São Miguel d’Oeste/SC, Nilson Bonamigo, que integra o Projeto Verde é Vida há 16 anos, “ver a alegria e o empenho dos alunos ao apresentarem seus trabalhos é gratificante”. Ele finalizou agradecendo a Afubra por assumir junto com os professores “o desafio de motivar as crianças”.

Após, foram entregues os troféus de participação aos envolvidos. Professores, alunos e colaboradores de todas as filiais que acompanharam os grupos vindos das 13 Regiões de Atuação do Projeto Verde é Vida ficaram hospedados na Casa de Retiros Loyola.

PESQUISAS:

RA Araranguá: Reciclagem de Papel, da escola Arizona, de Jacinto Machado, dos alunos Pablo Saulo Scarabelot e Gustavo Chechetto Bardine, orientados pela professora Denise Martignago Guelere.

RA Camaquã: Cultivo de Uvas, das alunas Rafaela Centeno e Maria Luiza Martins, da escola Alfredo Jaconsen, de Camaquã, orientadas pela professora Cleni Ribeiro.

RA Cachoeira do Sul e Candelária: Uso do EPI durante a aplicação de agrotóxicos na lavoura, da escola São Paulo, de Candelária, das alunas Andriele Brixner e Camila Roehrs, sob a orientação da professora Marione Michel Schwantes.

RA Herval d’Oeste: Alimentação consciente e saudável, da escola Frei Silvano, de Água Doce, das alunas Isadora Santos Mocelin e Alana Cristina Brugnara Zanata, orientadas pela professora Salete Zarpelon Parenti.

RA Imbituva e Irati: Plantio de bracatinga e suas várias utilidades, da Escola do Campo do Tijuco Preto, de Prudentópolis, dos alunos Erik Gabriel Geremias da Fonseca e Angelina da Silva Antunes de Jesus, acompanhados pela professora Audia Naconechen Volanin, também secretária municipal de Educação.

RA Rio Negro e Mafra: Solo Vivo, das alunas Estefani Luiza Ortiz Karvat e Taiane Grosskopf, da escola Alberto Wardenski, de Canoinhas, orientadas pela professora Karine Slvgovieski.

RA Rio do Sul e Ituporanga: Da escola para a Lixia, da escola Ribeirão Matilde, de Atalanta, das alunas Carla Juliane Alves Paes e Kauani Cristini Porto, orientadas pela professora Juraci Jochem Madalena.

RA Santa Cruz do Sul: Erva Mate, da escola Cardeal Leme, de Santa Cruz do Sul, das alunas Larissa Eduarda Wermuth e Luana Fantiny Staub, orientadas pela professora Ândrea Betina Lauschner.

RA São Lourenço do Sul e Canguçu: Brincadeiras de Antigamente, das alunas Estéfani Resner Sell e Nathana Wendler Venske, da escola Francisco Frömming, de São Lourenço do Sul, orientadas pela professora Nair Kunde Lüdtke.

RA São Miguel d’Oeste: Forno solar: uma alternativa sustentável, dos alunos Gabriel Felipe Prado de Moura e Emerson Thiago Belo, da escola Padre José de Anchieta, de São Miguel d’Oeste, orientados pel professor Nilson Bonamigo.

RA Sobradinho e Arroio do Tigre: Horto Medicinal: relógio do corpo humano, das alunas Jaine de Fátima Bugs e Amanda Eloísa Schneider, orientadas pela professora Daniela de Campos Freitas, da escola Jacob Dickel, de Arroio do Tigre.

RA Tubarão e Braço do Norte: A Invasão dos Caracois, da escola Professora Naide Guedert Teixeira, de Gravatal, dos alunos Guilherme Doener de Oliveira e Luiz Felipe de Medeiros Silva, orientados pela professora Dorly Spindola Laureth Zanelato.

RA Venâncio Aires: As plantas não convencionais como alternativa na alimentação, das alunas Alanis Possamae e Maria Luiza Koch Cassuli, da escola Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão, orientadas pela professora Eliete Masetto.

 

Texto e fotos: Jorn. Luciana Jost Radtke/Afubra

Tags: Expoagro Afubra, Diversificação, Solo, Verde é Vida, Espaço Cultural, Pesquisa Científica

COMPARTILHAR:

Top