Produtor de leite conquista os prêmios das raças Gir Leiteiro e Girolando

22, março de 2018

A parceria entre a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando trouxe para a Expoagro Afubra 2018, mais de 30 animais das duas raças. Estas, durante o julgamento realizado na manhã desta quinta-feira, 22, conheceram o grande campeão e as grandes campeãs da feira.

Todos os animais premiados são da Fazenda das Nogueiras, de propriedade de José Adalmir Ribeiro do Amaral, localizada no Distrito de Criúva, em Caxias do Sul, RS. Os animais premiados da raça Gir Leiteiro são das categorias Campeã Geral, Melhor Novilha e Touro. Da raça Girolando são a Grande Campeã e a Fêmea Jovem.

Os animais foram julgados pelo médico veterinário, com especialização em melhoramento genético, Wagner Marques. Ao falar dos animais julgados, ele colocou que eles foram muito bem preparados pelos proprietários, cada um a sua maneira.  Marques observou que há oito anos acompanha as duas raças e que neste período, houve uma evolução muito grande destas duas raças e que esta evolução, além do preparo, foi apresentada durante a Expoagro Afubra deste ano.

O presidente do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando, Jairo André Gorczewski, destacou a alta qualidade da genética dos animais presentes, salientando que esta é a terceira feira que a entidade marca presença. Agradeceu o apoio da Afubra que, segundo ele, sempre recebeu muito bem os criadores e ofereceu todo o aporte necessário. “Fomos recebidos de braços abertos pela equipe da Afubra”, ressaltou.

O coordenador da Expoagro Afubra 2018 e engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, reforçou a parceria entre as duas entidades para promover a feira destas duas raças leiteiras.  “A nossa feira é voltada à diversificação e com a exposição, mostramos que a produção de leite pode ser uma destas alternativas”, frisou.

 

Edemar Etges - Expoagro Afubra 2018/Foto: Lula Helfer/Afubra

Tags: Expoagro Afubra, Diversificação, Solo, Pavilhão dos Animais

COMPARTILHAR:

Top