Alunos do Projeto Nascentes visitam universidade

30, novembro de 2017

Alunos da escola estadual Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão/RS, que participam do projeto Nascentes, realizado em parceria com o Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) visitaram na terça-feira, 28 de novembro, a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), também parceira do trabalho. O objetivo, conhecer o Centro de Ciências Rurais (CCR) da universidade, local onde são armazenadas as sementes pertencentes ao programa Bolsa de Sementes, também do Verde é Vida. A visita à universidade foi um convite da professora de Engenharia Florestal, Maristela Machado Araújo, que é também coordenadora do Bolsa de Sementes e do Projeto Nascentes, dentro da Universidade.

O Projeto Nascentes nasceu em 2015 e tem foco na recuperação de nascentes localizadas em propriedades agrícolas. Engloba a educação ambiental, a recuperação de nascentes e a valorização das espécies nativas de árvores. Em agosto daquele ano, alunos e professores da escola, acompanhados pela equipe do Projeto Verde é Vida e pela professora Maristela e alunos do curso de Engenharia Florestal, realizaram o plantio de árvores em duas propriedades de Boqueirão do Leão: de Adelar Germano Lied e de Luiz Paulino Pífer.

Mas, não foi somente plantar as árvores. As mudas têm o seu crescimento acompanhado de perto pela professora Maristela e graduandos de Engenharia Florestal, com a realização de quatro medições anuais. Eles também visitam a escola, onde os alunos são informados sobre o andamento do projeto e recebem informações e orientações ambientais. Além disso, os proprietários das terras e os alunos da escola Adolfo Mânica também cuidam da área em desenvolvimento.

“Levar os alunos para Santa Maria foi uma forma de levar ainda mais conhecimento para, pois puderam ver como e onde são armazenadas as sementes que dão origem às mudas de árvores que eles plantaram em suas comunidades”, explica o coordenador geral do Projeto Verde é Vida, Adalberto Sidnei Huve. Além do funcionamento do Bolsa de Sementes, desde a chegadas das sementes enviadas pelas escolas até a doação das mesmas, os alunos da escola Adolfo Mânica conheceram o Jardim Botânico e do o campus da Universidade.

BOLSA DE SEMENTES

A Afubra, através do Projeto Verde é Vida, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS, desenvolve o projeto Bolsa de Sementes. Trata-se de um subprograma do Ação Socioambiental da Afubra, realizado em parceria com 69 municípios e 270 escolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

As sementes de árvores nativas são enviadas pelas escolas das 13 regiões de atuação do Projeto Verde é Vida. Após, são encaminhadas à Universidade Federal de Santa Maria e armazenadas por região, no banco de sementes numa câmara fria. Assim, preserva-se cada espécie conforme a delimitação territorial e se promove a diversificação genética.

 

Jorn. Luciana Jost Radtke

Tags: Verde é Vida, Bolsa de Sementes, Projeto Nascentes, UFSM, Meio Ambiente

COMPARTILHAR:

Top