Camaquã homenageia fumicultores no Dia do Produtor de Tabaco

04, novembro de 2017

O Dia do Produtor de Tabaco – 28 de outubro - foi lembrado com uma bela programação na sede da Associação Comercial e Industrial (Acic), de Camaquã/RS. O evento, organizado pela Afubra, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pelo vereador Luciano Delfini, reuniu cerca de 800 pessoas, entre produtores de tabaco e autoridades. A programação iniciou pela manhã, com manifestação de autoridades ligadas ao setor, seguido do tradicional carreteiro. Na parte da tarde, palestra do presidente da Afubra, Benício Albano Werner, e da Fetag, Carlos Joel da Silva.

Destaque para a entrega da premiação aos 11 produtores de tabaco destaques, em 2017: Plínio Holz Rackow, Ernande Knuth, Claudiomiro Schmegel Peter, Edio Schmegel, Italo Knuth, Vanderlei Tuchtenhagen Bierhals, Hilson Janke, Edio Klumb, Nelson Vachholz, Leomar Boeira da Costa e Orlandino Martins da Costa.

SAIBA MAIS - Com o objetivo de respaldar o trabalho do produtor e enfatizar a importância social e econômica da produção de tabaco, a ideia de criar o Dia do Produtor surgiu na assembleia da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (Itga), ocorrida na Argentina, em outubro de 2012. A escolha que definiu 28 de outubro como o Dia do Produtor de Tabaco vem da história. Em 1492, Cristóvão Colombo navega em direção às Américas. Nesta data, dois tripulantes da embarcação visitam o interior do que viria a ser a ilha de Cuba. Eles encontram nativos e testemunham um estranho ritual em que a fumaça de folhas queimadas é inalada através de um tubo. Assim aconteceu a apresentação das folhas conhecidas pelos nativos como Cohiba e que mais tarde seria chamada de tabaco. Oficialmente, a data foi instalada pelas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul (Lei 14.208, de março/2013, de autoria do deputado estadual Heitor Schuch), de Santa Catarina (Lei 16.114, de setembro/2013, de autoria do deputado estadual Mauro de Nadal), e do Paraná (Lei 17.729, de 2013, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto. Em Camaquã, o Dia foi instituído pela Lei 2.109/2017.

 

Jorn. Luciana Jost Radtke

Tags: Dia do Produtor de Tabaco, Valorização

COMPARTILHAR:

Top