Dia da Ação Conjunta Verde é Vida aborda a Alimentação Saudável

16, outubro de 2017

A terceira semana de outubro iniciou agitada para o Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra): hoje, 16 de outubro, foi realizado o Dia da Ação Conjunta. Simultaneamente, nos três Estados do Sul do Brasil, alunos e professores das escolas parceiras do Projeto desenvolveram o tema Alimentação Saudável, a valorização do meio rural.

Em Santa Cruz do Sul/RS, o coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida, professor José Leon Macedo Fernandes, acompanhado pelo Afubrinha, visitou a escola de educação infantil Brinquedoteca Kinder Haus. Lá, José Leon conversou com as crianças de três a seis anos de idade sobre hábitos de alimentação saudável e também de preservação ambiental. Após o bate-papo, as crianças receberam o Afubrinha e se divertiram com brincadeiras e danças. Para finalizar o encontro, cada criança recebeu uma muda de alface, produzida pela horta da Afubra, localizada no Centro de Difusão Agropecuária da entidade.

“Esses encontros com as crianças são fundamentais para as atividades do Projeto Verde é Vida. São as crianças que levam para casa o que aprendem e ajudam a disseminar bons hábitos de alimentação, higiene e preservação ambiental. E o Dia da Ação Conjunta torna-se uma importante ferramenta de trabalho para alunos e professores e também para nós, da Afubra, que conseguimos alcançar um grande número de pessoas com objetivos em comum”, destaca José Leon.

Para a pedagoga e pós-graduada em Educação Infantil Carla Elisa Huppes Azevedo, proprietária da Brinquedoteca Kinder Haus, a atividade do Projeto Verde é Vida veio ao encontro ao trabalho que está sendo realizado na escola: o da alimentação saudável. “Trabalhamos com as crianças das turmas de três a seis anos o que são os alimentos saudáveis e incentivamos o lanche saudável. Então, além das frutas e outras refeições oferecidas pela escola, o lanche do início da tarde, que eles trazem de casa, é composto por frutas variadas e iogurtes. Na sexta-feira, o lanche é livre”, explica Carla.

Algumas crianças responderam o que é alimento saudável: Laura Silva Schuster (5 anos) disse que “é saudável porque tem vitamina A”; Artur Barbieri Savegnago (5) garantiu que a “maça é alimento saudável pois a casca tem vitaminas que deixa os dentes brilhantes”; Augusto Jost Radtke (5) disse que “alimento saudável é aquilo que não faz mal para a saúde”; Guilherme Fischborn (6) disse que “é tudo que não é ‘porcaria’, que não tem sal e nem açúcar”; e Luíse Elesbão Mohr (5), disse que “a alimentação deixa a gente forte, como o feijão que tem ferro”.

SAIBA MAIS - O Dia da Ação Conjunta foi implantado em 2007 e, nestes 10 anos já envolveu mais de 754 mil pessoas. “Nestes anos de trabalhos do Verde é Vida, notamos que as comunidades, apesar de estarem em estados e regiões diferentes, contam com problemas em comum. Desta constatação, surgiu o Dia da Ação Conjunta. A cada ano elegemos um tema e uma data e sugerimos às nossas escolas parceiras as ações e atividades que podem ser realizadas e elas também, promovem os seus trabalhos. Então, no mesmo dia, simultaneamente, em nossas 13 Regiões de Atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, ocorrem trabalhos de sensibilização e preservação socioambiental”, explica o professor José Leon Macedo Fernandes.

TEMAS:

10.08.2007: Economize água; faça a sua parte!

08.08.2008: Plante árvores; salve o Planeta!

07.08.2009: Lixo separado é a solução

06.08.2010: Não faça queimadas; faça a diferença

23.09.2011: Mantenha limpo o ambiente em que você atua!

21.09.2012: Preservar a água é proteger a vida

04.10.2013: Animais: vamos proteger nossos grandes amigos

05.12.2014: Vamos proteger o solo e a sua riqueza

14.08.2015: Faça como o Afubrinha, proteja o ar que respiramos

21.08.2016: Faça como o Afubrinha e seus amigos: proteja a floresta

16.10.2017: Alimentação saudável, a valorização do meio rural

15.05.2018: Família, educação, convivência e sucessão

 

Jorn. Luciana Jost Radtke

Tags: Verde é Vida, Dia da Ação Conjunta, Alimentação Saudável

COMPARTILHAR:

Top