18ª Expoagro Afubra terá pesquisa científica de alunas de Camaquã

27, setembro de 2017

O Centro de Eventos de Chuvisca/RS sediou na terça-feira, 26 de setembro, a reunião pedagógica que definiu o trabalho que estará na IX Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante a 18ª Expoagro Afubra, de 20 a 22 de março de 2018, representando a Região de Atuação Camaquã. Após a apresentação dos trabalhos selecionados durante a reunião do mês de julho, os avaliadores – professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFsul), campus Camaquã - escolheram a pesquisa das alunas Rafaela Centeno e Maria Luiza Martins, da escola Alfredo Jaconsen, de Camaquã. Orientadas pela professora Cleni Ribeiro, as estudantes pesquisaram o Cultivo de Uvas.

Na parte da tarde, os 160 alunos e professores dos municípios parceiros de Camaquã, Chuvisca, Cristal e Dom Feliciano participaram da gincana cooperativa. Divididos aleatoriamente em equipes, tiveram que cumprir com tarefas como a montagem de quebra-cabeças e outras brincadeiras. A equipe vencedora foi a Força Verde e a rainha da gincana a estudante Josiane Maria Ruskowski. Ainda forma condecorados os Grupos Ambientais que realizaram atividades durante o último ano: GA Amando e Protegendo a Natureza, da escola Nossa Senhora de Fátima; GA Guardiões da Natureza, da escola Padre Constantino; e GA Guerreiros do Verde, da escola Santa Terezinha, todos do município de Dom Feliciano.

Também foram entregues materiais referentes ao Projeto e a nova edição da Revista Verde é Vida e relatos de experiências de Grupos Ambientais das escolas parceiras. Ainda participaram da reunião o GCN União dos Pagos, fazendo uma apresentação na abertura do evento, e o prefeito de Chuvisca, Joel Santos Subda.

 

Jorn. Luciana Jost Radtke

Tags: Verde é Vida, Gincana, Grupos Ambientais, Pesquisa Científica, Expoagro Afubra

COMPARTILHAR:

Top