A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), estabelecida na região do Vale do Rio Pardo, surgiu da iniciativa dos agricultores que, procurando sanar uma necessidade comum, buscavam amenizar o prejuízo causado pelo granizo em suas lavouras de fumo. Então, a entidade expandiu suas atividades e constantemente busca melhorias para o produtor rural.

Destacam-se, entre outras:

  • A produção florestal com eucalipto (lenha), que vem em prol da manutenção das matas nativas;
  • A conscientização ecológica - promovida entre os alunos de escolas públicas e privadas -, através do Projeto Verde é Vida;
  • O recolhimento de embalagens de agrotóxicos no meio rural;
  • A promoção da campanha de erradicação do trabalho infantil, através do Instituto Crescer Legal;
  • E o incentivo às culturas paralelas ao fumo, uma clara demonstração da preocupação da entidade com a monocultura na região.

Há muitos anos, a entidade desenvolve, através do departamento Agroflorestal, trabalhos técnicos que promovem a complementação de receita nas propriedades dos fumicultores. Essas atividades compreendem a produção de milho, de frutas e de hortaliças, a criação de animais, a prática do reflorestamento, o desenvolvimento de experimentos diversos na área florestal e agrícola, através da promoção de reuniões técnicas e dias de campo, entre outras.

Esse trabalho é muito importante não só para a região, mas para todo Sul do Brasil. E foi com o intuito de propagar esses trabalhos e divulgar as tecnologias à disposição do produtor rural que a Afubra, com o apoio de diversas entidades e empresas, resolveu promover a EXPOAGRO AFUBRA, uma exposição agropecuária que tem por finalidade mostrar o potencial de nossa região e apresentar propostas de tecnologias, produtos e serviços.

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

A primeira edição da Expoagro Afubra, realizada nos dias 07 e 08 de março de 2001, reuniu 64 empresas expositoras e um público de 2000 pessoas. Apesar da chuva, a presença de autoridades locais e de empresas foi considerável. Nesta edição foi semeada a ideia de construir um espaço mostrando o potencial da região fumicultora para a difusão da diversificação e atraindo um grupo maior para a edição seguinte.
A segunda edição, realizada nos dias 05, 06 e 07 de março de 2002, contou com 107 empresas expositoras e reuniu um público de 26.000 pessoas em uma nova e maior área, na beira da BR 471.
A terceira edição da Expoagro Afubra foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2003, com 145 expositores e 50.000 visitantes. Além da grande programação de palestras, a novidade foi a construção de uma casa de administração com auditório para palestras e reuniões.
A quarta edição, realizada nos dias 02, 03 e 04 de março de 2004, contou com 200 expositores. Os 38.000 visitantes puderam conferir diversas atrações como a lavoura de arroz, a ampliação da área florestal, palestras e outras atrações. A presença de um grande número de autoridades, como o Secretário da Agricultura do RS, mostra a importância do evento.
A quinta edição, realizada nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2005, reuniu um público de 40.000 pessoas e com 230 expositores. O evento contou com diversas autoridades, como o Governador do Estado do RS. A construção de um segundo auditório ampliou o número de palestras e reuniões. Também o estande da Emater teve seu espaço ampliado, assim como a exposição de animais bovinos.
A sexta edição da Expoagro Afubra aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2006. O público atingiu o número de 45.500 pessoas, sendo cerca de 80%, produtores rurais, que puderam conferir 240 expositores. A presença do Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, do governador Germano Rigotto e de outras autoridades mostra a importância do evento.
A Expoagro Afubra 2007 foi realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2007, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e de autoridades municipais, estaduais e federais. Um público de 45 mil pessoas conferiu as palestras, demonstrações de máquinas e equipamentos e exposição de produtos e novas tecnologias que fizeram parte da programação dos três dias do evento.
A oitava edição do evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro de 2008, contou com um público de cerca de 49 mil pessoas e a presença da Governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais. Como destaque, a área da agroenergia, o aumento do número de agroindústrias participantes e dos pavilhões de animais. Destaque também para as palestras, expositores internos e externos e a demonstração de máquinas.
A nona edição da Expoagro Afubra, realizada nos dias 4, 5 e 6 de março de 2009, reuniu um público de mais de 51 mil pessoas, sendo a maioria produtores rurais, vindos de diversos municípios do interior do estado, entre autoridades federais, estaduais e municipais. Foram reunidas durante os três dias da feira diversas atrações, entre elas, a dinâmica de máquinas, as agroindústrias, a área da agroenergia, as lavouras demonstrativas, estandes internos e externos (mais de 285 expositores, incluindo entidades, instituições e empresas), várias palestras técnicas (foi realizado o 1º Fórum de Diversificação), área da irrigação, área de animais, serraria móvel, e muitas outras novidades e informações ligadas ao setor agropecuário.
A décima edição da Expoagro Afubra realizou-se nos dias 03, 04 e 05 de março de 2010. Reuniu um público recorde de 55 mil pessoas, dessas 46% visitaram a feira pela primeira vez e 75% dos visitantes eram produtores rurais (pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas L.J.M), público para a qual a feira é voltada.
A programação se difundiu em todas as áreas do parque com dinâmicas e palestras diárias. Neste ano o enfoque da programação foi a “família rural” em especial ao jovem e o incentivo à sua permanência no campo. Em comemoração aos 10 anos de feira foi sorteado um trator da marca Massey Ferguson. O contemplado é da localidade de Alto Paredão, o produtor José Lourenço da Luz.
O público de 56 mil pessoas pode conferir a programação da décima primeira Expoagro Afubra, nos dias 1º, 2 e 3 de março de 2011. Entre as inovações das diversas áreas do parque, houve a criação do Espaço Cultural e a 1º Mostra e venda de Gado Holandês, além, de palestras e debates sobre a diversificação nas áreas produtoras de tabaco e temas envolvendo o Código Florestal e as Consultas públicas “112” e “117” da Anvisa.Tivemos a presença do governador do Estado, Tarso Genro, e de autoridades municipais, estaduais e federais. Do público presente na Expoagro Afubra, 82,33% eram produtores rurais, de acordo com as pesquisas do Instituto LJM.
A décima segunda edição da Expoagro Afubra aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de março de 2012 e totalizou um público 61 mil pessoas. Destas, 31% visitaram a feira pela primeira vez. A programação teve novidades como: a 1ª Mostra com julgamento de ovinos; torneio leiteiro; 1º Fórum Estadual de Agroenergia e 1º Fórum Florestal Estadual. Além do painel sobre cooperativismo; audiência pública sobre estiagem, da Assembleia Legislativa do RS; espaço cultural – com apresentações culturais das quatro etnias formadoras do gaúcho (índio, português, negro e espanhol) e a 3ª Mostra científica-; pavilhão da agroenergia, exposição de animais, lavouras demonstrativas, área das hortaliças, dinâmica de máquinas, área florestal, agroindústrias, entre outras atrações.
Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2013 aconteceu a décima terceira edição da Expoagro Afubra. O público totalizou 69 mil pessoas, sendo que 37% vieram pela primeira vez ao evento e, 81% eram produtores rurais, ou seja, o público-alvo da feira. A movimentação financeira somou 44 milhões entre os 370 expositores presentes. Como inovações, pode-se citar a ampliação do horário no segundo dia (até às 19h a área dos estandes e, até às 22h o café colonial e o Espaço Cultural), para a integração das pessoas do meio urbano com o rural. Na programação destaca-se o painel sobre educação que contou com a presença de autoridades políticas, professores e alunos para discutir as formas de ensino no meio agrícola. E, também, a apresentação do Programa Estadual de expansão da agropecuária irrigada – Mais água, mais renda; e o Seminário sobre compras públicas, com a apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos. Outros destaques foram a presença da cadeia produtiva da ovinocultura -mostrou as potencialidades do setor através da exposição e venda de animais-, e a realização da 3º Mostra de gado holandês e do 2º Torneio leiteiro - apresentou a viabilidade de agregar renda à atividade de agrícola. Além disso, as dinâmicas e demonstrações aconteceram nas diversas áreas do parque, durante os três dias da feira.
A décima quarta Expoagro Afubra foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de março de 2014, e obteve resultados satisfatórios, a começar pelo público presente, que somou 80 mil pessoas. A movimentação de negócios alcançou o recorde de R$ 67 milhões entre os 402 expositores presentes. A comercialização dos produtos das 146 agroindústrias familiares alcançou R$ 500 mil, durante os três dias da feira. A programação cercou diversas áreas do setor agropecuário. Pode-se destacar a exposição de aves exóticas e ornamentais; atividades envolvendo a raça Jersey, 6º Fórum de Diversificação e Atividades Rurais, Seminário Agroindústria Familiar; Premiação Afubra/NIMEq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar; painel Inovações e Tecnologias para Agricultura Familiar; Audiência Pública da Comissão de Agric., Pec. e Coop., da Assembleia Legislativa do RS, com o tema Legislação Vigente para Contratação de Trabalhadores na Agricultura Familiar; painel 2014 - Ano Internacional da Agricultura Familiar.
A décima quinta Expoagro Afubra ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de março de 2015. A feira reuniu 84 mil pessoas, sendo que 78,78% eram produtores rurais e 26,89% visitaram a feira pela primeira vez. A movimentação de negócios somou R$ 48 milhões entre os 400 expositores presentes. Apenas o setor das agroindústrias movimentou R$ 547 mil - aumento de 10% em comparação com a última edição -, entre os 150 estabelecimentos presentes.
A décima sexta Expoagro Afubra ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de março de 2016. O evento reuniu 80 mil visitantes, sendo que 81,26% eram agricultores e 21,08% eram novos visitantes. A movimentação de negócios atingiu R$ 39 milhões, entre os 400 expositores presentes. Apenas as 146 agroindústrias familiares somaram R$ 501 mil, em vendas de produtos.
A 17ª Expoagro Afubra será nos dias 21, 22 e 23 de março de 2017.
Top