Alunos e professores encontram-se no Parque da Expoagro Afubra

01, setembro de 2017

A coordenação da Bolsa de Sementes, da Feira Pedagógica, da Coleta do Óleo Saturado, do Intercâmbio Verde é Vida, do Recreio Dirigido, do Bar Pedagógico e da Microempresa Escolar são algumas ações que os alunos membros dos Grupos Ambientais podem exercer em suas escolas. Os GAs se tornam um braço de apoio às ações que a escola desenvolve dentro do Projeto Verde é Vida.

A importância dos GAs e suas funções foram um dos pontos discutidos hoje, 1º de setembro, na reunião pedagógica da Região de Atuação Santa Cruz do Sul, realizada no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo/RS. O Encontro Regional de GAs reuniu grupos das escolas parceiras de Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz. Além da integração, um Grupo Ambiental representando cada um dos municípios apresentou um relato sobre as ações experiências vivenciadas em suas comunidades. “É o momento de integrar, fazer amizades, conhecer, ensinar e aprender com os trabalhos realizados pelos GAs”, destaca o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida. Além do relato de experiências, os Grupos Ambientais que se destacaram com ações durante o último ano receberam a condecoração Gota Verde, que são troféus e medalhas.

O dia também foi de gincana. Os 300 participantes do encontro foram separados em quatro equipes que, ao longo do dia, realizaram diversas tarefas. Ao fim da reunião, sagrou-se vencedora a equipe azul, que foi premiada com canetas do Projeto Verde é Vida. Já a Rainha da Gincana Cooperativa teve empate entre as quatro candidatas. Então, o reinado será dividido entre as representantes das equipes vermelha, Eduarda Gabriela dos Santos, e da azul, Brenda Flesch.

PARCERIA – O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, falou sobre a importância da parceria com os municípios na realização do Projeto Verde é Vida e da satisfação em realizar o encontro no Parque da Expoagro Afubra. “Este é um local de grande diversidade, com a realização da nossa feira e outros trabalhos e onde será instalado o Centro Vocacional Tecnológico, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul”, explicou Marco. Para ele, professores e alunos estão de parabéns na elaboração das pesquisas científicas, que podem ser a solução dos problemas das comunidades.

Ao falar sobre a atuação do Projeto Verde é Vida, a vice-prefeita de Rio Pardo, Rosane Luiza Vaz Rocha, destacou a importância de valorizar o produtor rural, a diversificação e o desenvolvimento sustentável das comunidades. “Parabéns às escolas pelo trabalho de proteger o meio em que vivemos, pois cada um de nós precisa fazer a sua parte”.

MOSTRA CIENTÍFICA – Cinco trabalhos foram apresentados na 2ª fase Etapa Regional da Mostra Científica. Após a avaliação, ficou escolhido o trabalho Erva Mate, da escola Cardeal Leme, de Santa Cruz do Sul. As alunas Larissa Eduarda Wermuth e Luana Fantiny Staub, acompanhadas pela professora Ândrea Betina Lauschner, representarão a RA Santa Cruz do Sul na IX Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, durante a 18ª Expoagro Afubra, de 20 a 22 de março de 2018.

GRUPOS AMBIENTAIS CONDECORADOS:

GA SOS Araucária, da escola Felipe Becker, de Santa Cruz do Sul;

GA Amigos da Natureza, da escola Rio Branco, de Santa Cruz do Sul;

GA Viver e Semear, da escola Guararapes, de Sinimbu;

GA Metralhas da Natureza, da escola Guilherme Fischer, de Vale do Sol;

GA Defensores da Natureza, da escola Felipe dos Santos, de Vale do Sol;

GA Gaia, da escola Felipe dos Santos, de Vale do Sol;

GA Proteger é Viver, da escola São João Batista, de Vale do Sol;

GA Gefah, da escola Frederico Augusto Hanemann, de Vera Cruz;

GA Resgatando o Verde, da escola Manoel Alcides Cunha, de Rio Pardo;

GA Reciclando para o Futuro, da escola Manoel Alcides da Cunha, de Rio Pardo;

GA Chico Mendes, da escola Cardeal Leme, de Santa Cruz do Sul;

GA Protetores do Meio Ambiente, da escola Emanuel, de Santa Cruz do Sul;

GA Araucária Mirim, da escola Felipe Becker, de Santa Cruz do Sul.

 

Jorn. Luciana Jost Radtke

Tags: Verde é Vida, Gincana, Grupos Ambientais, Pesquisa Científica, Expoagro Afubra

COMPARTILHAR:

Top