Expoagro Afubra bate recorde de público e movimentação financeira

23, março de 2017

A Expoagro Afubra 2017, realizada de 21 a 23 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS, teve um público de 92 mil pessoas, ou seja, 15% a mais do que a edição anterior, quando 80 mil pessoas circularam pelo Parque. Além disso, a movimentação financeira, de R$ 53,8 milhões, foi 38% superior à de 2016. Só as agroindústrias venderam R$ 603 mil, com incremento de 21% em relação à Expoagro Afubra do ano anterior. Para o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, a expectativa foi alcançada e o incremento nos número se deve ao trabalho sério de todos os parceiros.

O coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, acrescentou que os problemas ocasionados pela fiscalização dos veículos que se dirigiam à feira - na quarta e quinta-feiras - não chegou a atrapalhar a presença do público. “Foi um grande inconveniente para as pessoas que ficaram paradas sob o sol no asfalto, mas o Parque permaneceu sempre com bom público e quarta-feira, dia 22, foi um dia com muitos visitantes”, comentou. “Temos resultados para serem comemorados”, salientou. Para a próxima edição, a intenção é promover melhorias com base, especialmente, na pesquisa feita com expositores e visitantes. “Quem sabe podemos oferecer espaço para fazerem a fiscalização nos estacionamentos da feira”, sugeriu Dornelles.

Já o presidente da Afubra, Benício Werner, explicou que a data da próxima feira não será marcada enquanto não for solucionado o problema levantado por autoridades dos órgãos rodoviários de que a Feira não será realizada enquanto a Afubra não construir um trevo na rodovia em frente ao parque. “Se as autoridades entendem que podem impedir a feira, nós também podemos tomar a decisão de a feira ser realizada ou não”, lamentou. “Não podemos pegar o dinheiro dos associados, que é destinado a indenizar danos por granizo, queima de estufas e auxílio funeral e colocar na construção de um trevo a ser usado apenas três dias no ano”, explicou.

Sobre a programação da feira, Marco Dornelles lembrou que, além da apresentação de produtos para o visitante investir, também foi possibilitado discutir propostas de mercado para a produção agrícola. Nos três dias de Expoagro Afubra, o público pode conferir as novas tecnologias apresentadas pelos mais de 400 expositores e ver in loco demonstrações de máquinas em operação e lavouras demonstrativas e participar das palestras e seminários sobre questões relacionadas com a agricultura. A 17ª Expoagro Afubra teve como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Banrisul; como Prata, Trapp, Massey Ferguson, Fertilizantes Heringer e Banco do Brasil; os apoiadores Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Emater/RS-Ascar, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

 

Cristina Severgnini – MTb/RS 9.231 – Expoagro Afubra 2017

Tags: Expoagro Afubra, Diversificação, Feira, Floresta

COMPARTILHAR:

Top