Comitiva da ITGA visita Expoagro Afubra

23, março de 2017

A cada edição os limites da maior feira agrícola voltada à diversificação da agricultura familiar se expandem. Em 2017, por exemplo, a Expoagro Afubra recebe a visita de países membros da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA). Nesta quinta-feira, 23 de março, devem percorrer os estandes e corredores, delegações d Argentina, Estados Unidos, República Dominicana e Colômbia.

A pedido, o grupo optou por realizar o encontro regional dos países da América do Sul e América do Norte da ITGA, em Santa Cruz do Sul/RS. A ideia surgiu, justamente, pela intenção de aproveitar o momento para visitar o Parque de Exposições, em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo/RS. Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a oportunidade é ímpar para divulgar o trabalho de diversificação desenvolvido.

Na manhã desta quinta-feira, 23, a comitiva de mais de 60 pessoas foi recebida pela equipe da Afubra, representada pelo tesoureiro Marcílio Drescher e pelo coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, em frente à Casa da Administração. Após, os grupos seguiram para sua visitações.

Com mapas em mãos, Noma Sandréz e Rocío García, da Argentina, entendem que ser possível conhecer apenas uma pequena parte do parque, já que o tempo de permanência do grupo é limitado. De qualquer forma, se mostram entusiasmadas para conferir aspectos da produção agrícola da região, além de artigos de artesanatos, que demonstram parte da cultura da região. 

Após percorrer, de carrinho, alguns espaços da feira, o presidente da ITGA, Daniel Green, dos Estados Unidos, se disse impressionado com a agricultura regional, mas salientou que alguns problemas enfrentados são similares aos dos produtores norte-americanos. Um fato que o deixou bastante animado, contudo, foi o envolvimento de todos para a promoção da diversificação.

SAIBA MAIS – O Encontro Regional da ITGA será realizado em Santa Cruz do Sul/RS. Ao longo da sexta-feira, 24 de março, as delegações participam de uma série de atividades. Na parte da manhã será realizado ciclo de palestras sobre o setor do tabaco e produtos agrícolas no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Entre os temas das apresentações estão Objetivos da AmproTabaco; Mercado mundial dos produtos de tabaco e da folha; Demanda futura para os produtos agrícolas; Sustentabilidade na cadeia produtiva do tabaco; e Informes da COP 7 e perspectivas para a COP 8 e novos produtos do tabaco.

Na ocasião também devem estar presentes lideranças políticas, como os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), demais autoridades e lideranças, além de deputados estaduais e federais. Em seguida, à tarde, será realizada a assembleia regional e os informes de cada País participante, num encontro fechado, direcionado apenas às delegações.

 

Jorn. Heloísa Letícia Poll – MTb/RS 16.24 – Expoagro Afubra 2017

Fotos: Luiz Fernando Bertuol/Afubra

Tags: Tabaco, ITGA, Expoagro Afubra

COMPARTILHAR:

Top