Em Andamento

Programa Coleta de Óleo Saturado

Programa Coleta de Óleo Saturado
Em andamento

Biodigestor

Biodigestor
Encerrado

Projeto Girassol

Projeto Girassol
Encerrado

Projeto Etanol

Projeto Etanol

Em outubro de 2005, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), lançou o Programa de Apoio à Diversificação das Áreas Cultivadas com Tabaco. O projeto consistiu em proporcionar auxílio financeiro, para que os fumicultores mudassem de cultivo de modo voluntário e gradativo. Este programa foi determinante para o Senado Federal aprovar a ratificação do Brasil à Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.

A Afubra, entidade que historicamente sempre estimulou seus associados à prática da diversificação de suas propriedades, protocolou em março de 2006, uma proposta que visava à realização de uma pesquisa na área de energia e produção de alimentos, a partir da cultura do girassol. O projeto foi aprovado e teve início em setembro de 2007.

Entretanto, pela necessidade de equipamentos adequados para a produção de biodiesel, a Afubra investiu numa planta de microusina de biodiesel, com a capacidade de produzir 1.000 litros/dia. Essa iniciativa possibilitou a conclusão do projeto apoiado pelo MDA e, deu início a outras atividades de cunho ambiental e social: o projeto Etanol, em 2008; o Programa de Coleta de Óleo Saturado da Afubra, em 2009, com a participação de escolas das redes pública e privada, dos estados do RS, SC e PR. Ainda, desde 2012, o projeto com o biodigestor.

Top